COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Informar para conscientizar

A comunicação é uma ferramenta essencial na estratégia da Visão Prev. Ela é pensada para informar os participantes e também formar sua consciência previdenciária. As ferramentas, campanhas e instrumentos utilizados visam ajudá-los a entender as regras dos planos e aproveitar, assim, seus benefícios e vantagens da melhor maneira possível.

Para isso, são usadas diferentes abordagens, empregando prioritariamente canais eletrônicos, em linha com o conceito de “Entidade Digital”. Mas o limite não é a informação pura e simples. O foco é contribuir para que o participante possa gerir, de modo proativo e consciente, as opções de seu plano (como é o caso dos perfis de investimentos, da forma e valor de renda para os assistidos e das contribuições para os ativos e autopatrocinados) e seja capaz de fazer um bom planejamento financeiro e previdenciário. Acompanhe, a seguir, como esses objetivos se desdobraram em 2017 entre os vários canais e ferramentas de comunicação:

SITE MAIS INTELIGENTE 

O site da Visão Prev passou a operar com o uso de inteligência artificial – e uma assistente virtual (Íris) – que permite entender melhor as consultas feitas pelos usuários e, portanto, facilita seu acesso às informações de modo mais eficiente e rápido. Foram também realizadas melhorias na navegação da área aberta do site, com a organização mais intuitiva dos conteúdos, de acordo com as demandas dos participantes.

Desde a implantação da inteligência artificial, no mês de junho, até o final de dezembro, houve mais de 3.800 acessos no campo de busca, sendo que em 72% deles os usuários encontraram o que procuravam. Na ferramenta disponível no Fale Conosco (para envio de mensagens à entidade), ao digitar suas perguntas e analisar as sugestões de respostas dadas pelo site, 43% das pessoas acabaram não mandando e-mails por terem encontrado o que desejavam. Após lerem as explicações sugeridas, os participantes podem classificar se o texto foi útil, sendo que o índice de satisfação de quem respondeu à pesquisa foi de 70%.

Durante o ano, a área fechada do site registrou 311.401 acessos, com mais de 2,8 milhões de visualizações de páginas, e a área aberta teve 374.786 acessos e cerca de 812 mil visualizações.

  • Clique aqui para acessar o site

APLICATIVO

O app da Visão Prev permite ao participante acessar as informações de seu plano a qualquer hora e em qualquer lugar. O aplicativo disponibiliza dados como saldo, performance dos investimentos, valor do benefício mensal (para assistidos) e posição de empréstimos, se houver. Em 2017, foram realizadas 1.470 instalações gratuitas do aplicativo, pela Apple Store ou pelo Google Play, e 150.396 visualizações de tela.

ACESSO POR WHATSAPP E SMS

Em 2017, a Visão Prev abriu um novo canal de comunicação com os participantes para tornar o contato com a entidade mais ágil e prático: pelo WhatsApp (11 97270-0345), é possível enviar documentos e receber atendimento por vídeo, com horário agendado no site. A entidade também se comunica com os participantes via e-mail e por SMS. Ao longo do ano, foram enviadas 444.228 mensagens via SMS que se somaram aos 436 comunicados gerais e 996.063 e-mails.

MIRANTE ONLINE

O informativo bimestral da Visão Prev foi totalmente reestruturado, acompanhando a tendência dos grandes sites de notícias, para tornar sua leitura mais fácil tanto em desktops e notebooks quanto em celulares e tablets. A plataforma online oferece navegação mais atrativa e intuitiva, além de novas seções e inclusão de melhorias como links diretos para áreas do site da Visão Prev ou portais externos e a inserção do menu “Meu Mirante” para personalização da leitura.

  • Clique aqui para acessar o Mirante online

FACEBOOK

A comunicação com os participantes via Facebook foi intensificada e se tornou mais estratégica. Os posts são programados, mesclando temas de destaque da entidade e assuntos externos de interesse dos participantes sobre economia, finanças e previdência, entre outros. Em 31 de dezembro, a página apresentava um aumento de 34% no número de curtidas em relação ao 1º dia de 2017.

  • Clique aqui para acessar a página da Visão Prev no Facebook

PORTAL VISÃO EDUCA

O portal do programa de educação financeira e previdenciária da Visão Prev, o Visão Educa, foi relançando em junho de 2017. A novidade, que pode ser acessada pelos participantes e seus familiares, vem agradando os leitores e registra uma média mensal de 1.700 acessos. Os conteúdos estão divididos em tópicos – como Carreira, Viagens, Saúde, Aposentadoria, Previdência Social, Previdência Complementar, Consumo, Investimentos, Orçamento e Planejamento Financeiro – e são diariamente atualizados. O portal divulga também vídeos e podcasts.

  • Clique aqui para acessar o Portal

rodape