Mensagem da Presidência

Um ano de grandes realizações

2017 nos trouxe um cenário político e econômico muito adverso, com inúmeros sobressaltos e acontecimentos inesperados. Por isso, é com satisfação redobrada que apresentamos os resultados da Visão Prev que, além de serem em si muito positivos, se destacam ainda mais em um ano de circunstâncias tão difíceis.

As realizações da Visão Prev refletem uma gestão focada e consistente, implementada por uma equipe comprometida em oferecer aos participantes e patrocinadoras de nossos planos o que há de melhor nas diversas frentes de nossa atuação. Isso abrange aspectos ligados à rentabilidade, segurança, transparência, governança, atendimento, comunicação, relacionamento e tecnologia, entre outros. Em 2017, alcançamos avanços expressivos em todos esses processos.

Conseguimos ultrapassar nossas metas e benchmarks e obtivemos retornos excelentes para nossos participantes, o que é muito significativo para a formação de seu patrimônio no plano. O resultado consolidado da Visão Prev foi de 12,71%, o que representa quase o dobro da meta atuarial, de 6,48%.

É importante ressaltar que esse desempenho foi conquistado a partir de rígidos controles de risco, com total aderência às metas e limites estabelecidos nas Políticas de Investimento de cada plano.  Em 2017, aprofundamos uma diretriz iniciada no ano anterior de entrada em novas categorias de ativos, com fundos multimercado e investimentos no exterior, a fim de otimizar e diversificar o portfólio. Essas mudanças dizem respeito à parcela de renda variável das carteiras, mas na renda fixa também conseguimos retornos diferenciados, com uma gestão ativa que superou nosso benchmark no segmento.

A redução das taxas de juros, que deverá continuar em 2018, demanda uma gestão cada vez mais profissional por parte das entidades e a Visão Prev já tem a vantagem de operar de modo terceirizado, a partir de uma estrutura interna enxuta, em parceria com grandes bancos e fundos especialistas. Isso significa contar com uma elevada expertise na administração do portfólio que é acompanhada de perto por nosso Comitê de Investimentos, pela Diretoria de Investimentos, por Controles Internos e pelo custodiante, com constantes análises de performance, da aderência às premissas das Políticas e da relação risco x retorno, buscando, portanto, segurança e eficiência.

Internamente, a manutenção da certificação ISO 9001, em agosto, comprova nosso compromisso com as melhores práticas de governança. Os procedimentos da ISO asseguram o correto funcionamento e a eficácia dos processos, com o envolvimento de toda a equipe no aperfeiçoamento permanente de nossas atividades a partir de rígidos padrões de monitoramento da qualidade.

Um ponto de destaque em 2017 foi a mudança da sede da Visão Prev que nos permitiu, além de aprimorar o atendimento aos participantes, melhorar também nosso ambiente de trabalho. Esse e outros aspectos – como as ações voltadas ao desenvolvimento profissional – refletiram-se em nossa Pesquisa de Clima interno que obteve aumento de cerca de 6,5 pontos percentuais, chegando a um índice de 83% de satisfação geral.

A avaliação dos participantes também nos trouxe boas notícias. A Pesquisa de Satisfação 2017 apresentou um percentual de aprovação de 91,74%, índice estável em relação ao ano anterior, de 92%. Isso indica que, mesmo sendo um patamar muito elevado e difícil de atingir, conseguimos manter consistência nos resultados. Metade dos itens analisados teve aprovação superior a 90%, sendo que três em cada quatro quesitos tiveram avaliação acima dos 85%. As questões relativas à confiança obtiveram ótimos índices de satisfação: Confiança na Visão Prev (93%), Confiança nos Gestores (89%), Confiança nas empresas do Grupo Telefônica e patrocinadoras dos planos (91%), Confiança nas informações transmitidas pela Visão Prev (93%).

Queremos investir mais em nosso programa de educação financeira e previdenciária, o Visão Educa, que também teve grandes avanços no ano de 2017, com a organização de palestras e o lançamento de um novo portal informativo. Vamos ampliar as iniciativas para nos tornarmos uma entidade cada vez mais digital e próxima de nossos participantes, de forma simples e sem burocracia.

Depois de um ano tão complexo como 2017, resultados como esses nos impulsionam para os desafios de 2018 que também não serão poucos. Na Visão Prev, continuaremos oferecendo nosso melhor aos participantes e patrocinadoras, aprimorando as conquistas de 2017. Iremos, enfim, fazer mais e melhor, em um movimento contínuo que nos leva adiante, sempre rumo ao futuro!

 

Paula Bragança França Mansur

Presidente da Visão Prev


rodape